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Foto do escritorSergio Mardirossian

6 Passos para maximizar seu retorno através do uso de um Programa Continuado de Cliente Oculto

Atualizado: 30 de jan. de 2022


1) Concentre-se nos objetivos da sua marca para aumentar seu lucro


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Você pretende realizar mais vendas, aumentar o seu ticket médio ou ter clientes mais fiéis?


Caso você tenha respondido sim para qualquer uma das situações acima, você obrigatoriamente necessita utilizar a técnica de cliente oculto como um programa continuado. Essa prática traz um suporte inestimável e inigualável para o alcance de suas metas. Por quê? Ao relacionar suas metas com a real percepção que seu cliente tem ao entrar em contato com sua marca através de clientes ocultos, você conseguirá perceber e entender as inúmeras oportunidades que estão a sua volta. Muitos dos acontecimentos registrados nas visitas dos clientes ocultos afetam diretamente tais pretensões. Por isso, a técnica de cliente oculto é comumente caracterizada como "os olhos do dono quando ele não está lá".


"Por isso, a técnica de cliente oculto é comumente caracterizada como os olhos do dono quando ele não está lá."



2) Correlacione as melhorias alcançadas na nota atribuída pelos clientes ocultos com seu ROI


Qualquer melhoria nas taxas de conversão, ticket médio e fidelização de cliente é um subproduto do excelente serviço prestado e isso será exclusivo e único para cada negócio. Ao cruzar os resultados encontrados através de visitas com clientes ocultos com seus resultados de venda ao longo do tempo você dará um passo a mais para alcançar o sucesso. Isso, por sua vez, vai trazer a justificativa que você precisa para executar o programa e continuar seu desenvolvimento. É sempre mais fácil convencer os stakeholders envolvidos quando se tem fatos e dados objetivos relacionados a sua jornada de encantamento e satisfação de clientes. Em resumo, conhecer a fundo como a excelência no serviço ao cliente pode impactar seu resultado é a medida ideal para o sucesso.


Com esta passagem, não ha como não se lembrar da famosa frase de William Deming, um dos papas da Gestão da Qualidade: "Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende e não há sucesso no que não se gerencia.”


"Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende e não há sucesso no que não se gerencia."



3) Atraia os seus funcionários, eles te ajudarão a chegar ao sucesso


Ao implementar um programa de cliente oculto, é importante certificar-se de que todas as partes interessadas façam contribuições nos estágios-chave. Com seus funcionários, desenvolva o sentimento de envolvimento com o programa e não o de dúvidas sobre a competência ou capacidade deles. Incentive-os a dar e receber comentários sobre os relatórios e se tornar parte do processo de melhoria. Ao garantir que as provas recolhidas foram realizadas de forma robusta e baseadas em fatos, abrandam-se as preocupações que a equipe do estabelecimento tenha sobre os impactos do programa.

O programa de cliente oculto deve ser visto como uma oportunidade de desenvolvimento da sua equipe. Com videos que relatam a experiência, os funcionários podem ficam mais envolvidos e atentos ao seu próprio desempenho, podendo contribuir de novas formas. Temos certeza que nenhum outro método oferece maior capacidade de sensibilização como esse. Posto que traz elementos reais `a mesa de discussão, tornando quase óbvia a percepção sobre o quê deve ser feito no tocante a otimização .


4) Mostre aos seus funcionários como eles podem se beneficiar


Mostrar aos funcionários quais são os objetivos do negócio é fundamental para ambas as partes. Se você não está ajudando os funcionários a alcançar uma pontuação de 100% no seu programa de cliente oculto, você também não está amparando o seu negócio a cumprir seus objetivos.

Lembre-se de que, em uma situação em que o objetivo final é superar seus concorrentes, o componente-chave para fazer a diferença será os seus funcionários.

Ao cuidar de sua equipe e orientá-los para entender seus objetivos e os valores do negócio, você se beneficiará de uma força de trabalho produtiva e coordenada. Os funcionários motivados podem prosperar na entrega de um serviço melhor ao cliente, o que, em última análise, proporciona um retorno sólido ao seu investimento. Isso beneficia o negócio e o empregado. Os seus prêmios internos e estrutura de bônus podem, e devem, passar a ser alinhados tanto para os resultados de vendas quanto para os resultados das auditorias de cliente oculto.


5) Aumente a relevância dos relatórios de auditoria de cliente oculto para o seu negócio


Você deve focar e entender as principais áreas de negócio dentro de um programa de cliente oculto, o que significa investigar como sua pontuação geral pode ser melhorada. Isso funciona tanto no nível da empresa como em um nível regional ou de uma cadeia de lojas, mais detalhado, pois você pode ver os pontos fortes e fracos.

Depois disso, você deve se concentrar melhor em como uma loja individual poderia atingir 100% fazendo melhorias pequenas, mas mensuráveis, em determinadas situações. Quando você realmente mostrar a equipe como é fácil fazer isso, eles passam a se tornar agentes positivos e colaborativos para a empresa e os seus objetivos. As melhorias nas pontuações do cliente oculto beneficiam o empregador e o empregado e é quando esse programa pode realmente se tornar uma ferramenta para o sucesso.

6) Remova as distrações dos Gerentes Operacionais


Um projeto de cliente oculto de alta freqüência pode reunir uma grande quantidade de dados muito rapidamente. Ao escolher um provedor e uma plataforma para entrega de relatórios que permite segmentação inteligente e fácil, você pode se concentrar em áreas que requerem atenção imediata. Quer seja para elogiar, quer para entregar um plano de ação que estimule mudanças positivas.

Um ponto de partida precioso é o treinamento e desenvolvimento do pessoal, fundamental para o desempenho de uma empresa bem sucedida que quer se tornar referência em um determinado mercado. A metodologia de pesquisas com clientes ocultos coloca o serviço ao cliente na essência do negócio. Portanto, saber que cada cliente é um potencial cliente oculto garante que os funcionários sejam constantemente desafiados a cada novo cliente que entra na sua porta.


"Portanto, saber que cada cliente é um potencial cliente oculto garante que os funcionários sejam constantemente desafiados a cada novo cliente que entra na sua porta."

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